Olá Gente!
O post de hoje é sobre a Grécia, mas não exatamente aquela Grécia que estamos acostumados a ver ou ouvir falar por aí, com praias e baladas, mas sobre um lugar chamado Olympia, famoso por ter sido o local onde se realizavam os Jogos Olímpicos da Antiguidade.
Agora antes de falar sobre a parte histórica sobre Olímpia, vou explicar como fui parar lá!
Durante minha última viagem eu fiz um cruzeiro no navio Preziosa da MSC, aquele mesmo navio bem bacana, que eu já havia viajado aqui no Brasil, clique aqui para conferir. Desta vez eu parti de Veneza e naveguei por alguns lugares na Turquia, Grécia e Croácia.
Quanto aos detalhes do cruzeiro no Mediterrâneo e Adriático, prometo post em breve.
Bem, assim como em todos os cruzeiros, no navio são vendidas algumas opções de passeios, alguns furados, mas alguns bem bacanas, vale a pena pesquisar!
Nesta viagem para a Europa nosso maior interesse era cultural, artístico, histórico, e claro, com o maior desejo de experimentar novos sabores, seja de comidas tradicionais ou de vinhos incríveis!
Na pegada de estudar a história dos locais visitados, deixamos de conhecer aquela Grécia padrão, com praias incríveis, que merecem ser degustada com toda a calma, e acabamos conhecendo uma Grécia mais histórica. Eu tenho um desejo absurdo de viajar para as Ilhas Gregas com calma, o que não aconteceu desta vez.
Bem, quando chegamos em Katakolon, a cidade que o navio atracou, resolvemos fazer um passeio guiado e organizado pela própria MSC e acertamos na escolha! A guia era ótima, falando um espanhol super tranquilo, cheia de informações interessantes e com muita história para contar.
Quanto ao pacote escolhido, tratava-se de visita ao parque ecológico de Olímpia, onde aconteceram os primeiros jogos olímpicos da história e, na sequencia, voltamos à Katakolon, para um almoço com comidas, bebidas e dança típica grega, uma experiência muito legal que mostrarei num outro post!
Agora quanto à Olímpia:
Meu look escolhido para o dia em Olympia: Vestido camiseta Osklen | Cinto Gucci | Havaianas | Óculos Urban Outfitters | Bolsa Osklen
Segundo informações, os primeiros jogos olímpicos ocorrem em Olympia em 776 a.C. Um dos motivos para os jogos acontecerem na Grécia é que a civilização grega se considerava superior as outras, em que os cidadãos livres honravam seus deuses com a vitória, já que haviam sido favorecidos com a força e a glória:
Podemos caminhar entre as partes restantes das construções do que já foi uma das principais cidades do mundo…
Esta é a primeira Pira Olímpica da história! O Fogo Olímpico é o mais importante símbolo das Olimpíadas, que representa o roubo do fogo de deus grego Zeus por Prometeus. Desde 1928 esta Pira Olímpica foi reintroduzida nas Olímpiadas, e à partir daí meses antes de iniciarem-se os Jogos Olímpicos é acesa esta Tocha Olímpica, numa cerimônia em que 11 mulheres, representando o papel de sacerdotisas, acendem a tocha com a luz do sol, através de um espelho parabólico:
A Pira Olímpica que ainda é utilizada…
Infelizmente, Olímpia não é um local muito conservado, isso não pela influência humana, mas por ter enfrentado terremotos, desastres naturais e o desgaste natural do tempo! Os principais edifícios de Olímpia são datados do Período Clássico, entre os séculos V e IV a.C., época em que foram erguidos uma série de novos edifícios sacros e seculares, incluindo o famoso Tempo de Zeus, cujas proporções e decorações atingiram uma magnificência até então desconhecida. Nesta época as estruturas desportivas foram ampliadas e completadas:
No Período Helenístico, final do sécios IV a.C. foram construídos importantes edificações como o Philippeion, e logo em seguida do maior edifício do local, o Leonidaion, para receber visitantes ilustres. Nos dois séculos seguintes apareceram a Palestra, o Gymnasion, as casas de banhos e a Cripta, uma passagem de arcos ligando a entrada do santuário ao estádio:
Ainda estão escavando, estudando e reconstruindo muita coisa em Olímpia…
No Período Romano, os jogos foram abertos para os cidadão de todo o Império Romano. Nesta época restauraram muitos edifícios, incluindo o tão importante Templo de Zeus. Nesta fase o complexo olímpico sofreu abalos sísmicos e diversas invasões bárbaras. Dizem que os jogos somente ocorreram até 393 quando um decreto de Teodósio I, imperador cristão, proibiu a realização dos jogos, por ter sido criado para cultuar deuses. Após isso a área foi coberta por aluviões e somente no século XIX foi descoberta e começaram as escavações:
Olímpia é um sítio arqueológico e ainda estão sendo descobertas muitas coisas por lá…
Esta construção é parte do famoso Templo de Zeus, que foi descoberto por arqueólogos alemães, juntamente com estátuas de bronze e objetos que totalizam 14 mil peças e estão expostos no Museu Arqueológico de Olímpia:
É bem legal imaginar a construção completa e como eles arquitetavam e construíam tudo isso…!
Abaixo o túnel que ligava os edifícios de Olímpia ao estádio e locais que aconteciam os jogos:
Eu e Tatá adoramos o parque arqueológico, até porque ele é apaixonado por esporte!
No começo do século XX foi escavado o estádio, local onde ocorriam as competições de corrida:
As escavações continuam na região e é bem interessante ver os historiadores trabalhando:
Agora uma coisa que não poderia deixar de retratar, as placas gregas! Fico encantada com a caligrafia deles:
E então, gostaram? Quem tiver a oportunidade eu recomendo visitar Olympia! Como mencionei, foge da Grécia tradicional, mas é compensada por um banho de conhecimento e experiência muito interessante!
bj bj bj
Rê Nunes